Lençóis Maranhenses: o charme de Santo Amaro do Maranhão

SA 31-A

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos principais destinos turísticos do Brasil. As duas principais bases para visitar os Lençóis são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão. Dúvida de onde ficar? Cada uma das cidades tem as suas peculiaridades, mas se quer realmente conhecer os Lençóis Maranhenses na sua forma mais pura e tiver que escolher uma entre as duas cidades, com certeza SANTO AMARO DO MARANHÃO. O ideal seria ficar nas duas para complementar os passeios.

COMO CHEGAR À SANTO AMARO: Existem algumas empresas que fazem o transporte de São Luiz até Santo Amaro. Escolha de acordo com o seu horário. Eu fiz o transporte com o Denilson (98 – 8808-9190). Me pegaram no hotel às 3:00 da manhã e fomos de van até Pedras, onde trocamos para um Bandeirante, tipo “pau de arara”, para continuar a viagem, que passa por dentro de um pequeno rio antes de chegar em Santo Amaro do Maranhão, por volta das 7h da manhã. Uma dica é não levar mala muito grande, pois não há muito espaço na van, nem no pau de arara. Foi engraçado! Imagina você querendo dormir de madrugada dentro da van e um dos passageiros carregando uma caixa com um monte de pintinho piando. Com essa logística, ainda é possível pegar um passeio saindo pela manhã, seja um passeio de meio dia, ou de dia inteiro. Eu reservei a manhã desse dia para tomar café da manhã na pousada e caminhar pela cidade.

ONDE FICAR: Há diversas pousadas em espalhadas pela cidade, todas muito próximas da praça central, podendo caminhar tranquilamente entre a pousada e os poucos restaurantes.

Eu tinha ido sem muitas expectativas com relação à Santo Amaro do Maranhão, pois não tinha lido muita coisa boa sobre a cidade. Porém, fiquei encantado com a simplicidade da cidade, das casas com suas janelas e portas coloridas e das pessoas, que me viam com uma câmera na mão e paravam para conversar.

Uma caminhada até o rio e encontrei uma família lavando roupa (como minha vó diz que fazia antigamente quando morava no nordeste).

É possível ainda se refrescar nas águas desse rio e comer um peixe fresquinho nos diversos restaurantes que se encontram na margem, tanto no almoço, quanto no jantar. Quem for de noite, não esqueça de passar repelente ou usar roupas longas.

As casinhas com suas portas e janelas coloridas são um charme. O jardim florido dá um toque especial.

Coqueiros são encontrados por toda parte.

No próximo post vamos mostrar o deslumbramento dos Lençóis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s