Sens é uma pequena comuna francesa situada 100 km à sudoeste de Paris, na região administrativa de Borgonha- Franco-Condado, no departamento de Yonne. Sua catedral é considerada a catedral gótica mais antiga da França, com início da construção datada de aproximadamente 1.130, sendo consagrada em 1.164 pelo Papa Alexandre III.
Com uma torre de 78 m de altura, ela pode ser vista de vários lugares da cidade.
Se olharmos com bastante atenção no portal central da fachada ocidental, percebemos que todas as estátuas foram destruídas durante um massacre na Revolução (tiveram a cabeça cortada) e não foram restauradas. Somente a estátua de Saint-Étienne que escapou do massacre.
A nave com 15 m de largura e 24 m de altura, composta por três elevações que vão desde as grandes arcadas até as janelas altas, faz com que ela seja bastante iluminada.
Os vitrais da catedral de Sens são belíssimos. A começar por pela rosácea sul do transepto. A parte de baixo é dedicada à vida de Saint-Étienne. A de cima, na grande rosácea de seis ramos, estão representados o Juízo Final e a ressurreição dos mortos.
Leitura dos vitrais: Os vitrais da Idade Média são lidos, em geral, de baixo para cima, enquanto que os do Renascimento, são lidos de cima para baixo. Aqui mostro dois exemplos impressionantes de vitrais da Idade Média presentes na Catedral de Sens, ambos do início do século XIII. O da esquerda representa o último período da vida do arcebispo Thomas Becket, durante o ano de 1170 e sua partida de Sens. O vitral da direita ilustra a lenda de Eustache, general romano, depois da sua conversão ao cristianismo até o seu martírio.
A seguir, algumas outras fotos da Catedral Saint-Étienne de Sens e da cidade de Sens.