Chapada dos Guimarães: Circuito das Cachoeiras

chapada-73-a

Eu tive a oportunidade de passar quase dois meses trabalhando em Cuiabá/MT, e aproveitei para fazer um pouco de turismo nos finais de semana. Logo eu que sou apaixonado por cachoeiras. Nada mal!

Vamos falar aqui sobre o Circuito das Cachoeiras. Neste passeio nós visitamos 7 cachoeiras, uma mais bonita que a outra, 5 delas acessíveis para banho, outras 2 só para contemplação.

Prepare-se, pois a água é um pouco fria. Mas com o calor que faz no Cerrado, a água gelada cai muito bem.

Como chegar: A Chapada dos Guimarães fica há aproximadamente 70 km de Cuiabá/MT. De Cuiabá para a Chapada a estrada é boa, sem buracos. Para fazer o Circuito das Cachoeiras é obrigatório estar acompanhado com guia autorizado. É bom ir com carro próprio ou pagar pelo transporte em agência de viagem ou direto com algum guia de turismo. Também há ônibus que partem da rodoviária da Cuiabá.

Quando ir: De julho a outubro é época da seca. As cachoeiras ficam com menos volume de água, porém o calor é garantido e a probabilidade de queimadas é alta. Fora dessa época, a probabilidade de chuvas é maior, a vantagem é que as cachoeiras ficam mais volumosas. Eu fui em agosto, foi ótimo, muito calor e volumo bom de água.

O nosso guia fez um trajeto que achei interessante e conseguimos pegar as cachoeiras sempre vazias. Foi muito bom não ter que disputar um espaço debaixo daquela das cachoeiras.

Antes de começar o Circuito das Cachoeiras, passamos primeiro para visitar a Cachoeira Véu de Noiva. Esta não faz parte do Circuito, mas como é pertinho, o guia nos levou até lá. Como tinha gente com mais de 60 anos dentro do carro, pudemos descer de carro até lá perto do mirante.

Primeira cachoeira: Não tomamos banho nela porque o guia falou que o acesso era meio complicado, preferimos ir direto para outras.

img_2546

  1. Cachoeira do Pulo: Apesar do nome, é proibido pular. Tem uma queda de aproximadamente 3 m. Foi o único lugar onde encontramos um grande grupo de turistas, mas assim que chegamos, eles logo foram embora.
  1. Cachoeira do Degrau: Para mim, deveria ser chamada de Cachoeira da Hidromassagem porque é uma verdadeira hidromassagem. Da para se apoiar nas pedras e ficar sentado recebendo uma ótima massagem nas costas.
  1. Cachoeira da Prainha: Muito gostosa! Ideal para ir com crianças e ficar tomando sol na prainha ou nas pedras ao lado da cachoeira.
chapada-55

Caminho para a Cachoeira da Prainha

  1. Piscinas naturais: Aqui só fizemos uma parada para descanso e fotos, não entramos porque o acesso não é muito fácil e as duas cachoeiras seguintes, segundo o guia, eram as melhores para banho.

chapada-66

  1. Cachoeira da Andorinha: Segundo o guia, a mais bonita. O guia planejou o trajeto para que chegássemos à esta cachoeira no horário de maior incidência de sol, para que pudéssemos ver um lindo arco-íris. Realmente, é a cachoeira mais bonita e é a mais alta de todas, com aproximadamente 30 m de altura.
chapada-67

Parada no topo da cachoeira

  1. Cachoeira 7 de setembro: Esta foi a última cachoeira do circuito. Ficar sentado ali recebendo uma massagem natural é muito gostoso.

Depois de todas essas cachoeiras, para finalizar, visitamos a Casa de Pedra, uma caverna de arenito formada por um córrego. Um bom lugar para descansar e tomar um fôlego antes da subida de volta ao carro.

Agora é preparar as pernas para subir. Felizmente, depois de fazer todo o circuito das cachoeiras, essa última parada já é perto do estacionamento. Em aproximadamente 20 minutos já chegamos no carro, mas é uma subidinha boa …

chapada-96

Anúncios

Um comentário sobre “Chapada dos Guimarães: Circuito das Cachoeiras

  1. Pingback: Chapada dos Guimarães: Cidade de Pedra | Du, Lugares e Olhares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s